quarta-feira, 20 de março de 2013

DORES NAS COSTAS? PROBLEMAS DE COLUNA?


Sendo o aparecimento do homem um acontecimento ainda recente, se comparado com a idade do nosso planeta, não houve tempo suficiente para que a coluna se desenvolvesse de acordo a suportar toda a sua carga de trabalho. Assim, por este motivo, são comuns os problemas na coluna vertebral, que na sua maioria são de origem postural.
A partir do momento em que conhecemos melhor a nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.
A posição BÍPEDE exige um sistema de controlo da estabilidade muito mais complexo, assumindo a coluna vertebral um papel fundamental, não só no equilíbrio, mas também na SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO.

A Coluna Vertebral desempenha cinco funções principais:  
- Suportar o peso da cabeça e do tronco; 
- Proteger a espinal-medula;  
- Permitir aos nervos raquidianos saírem na espinal-medula;
- Proporcionar um local de inserção muscular; 
- Permitir o movimento da cabeça e do tronco.

DEFORMIDADES VERTEBRAIS:
 
Escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não. Os pequenos desvios vertebrais são, na generalidade, bem tolerados, em contrapartida, as deformidades graves podem comprometer profundamente os processos cardiopulmonares.

Cifose é uma flexão excessiva, em geral observada na região torácica, evidenciando uma postura corcunda. As causas mais importantes dessa deformidade são a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Lordose é o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdómen protuberante são factores de risco. 

SABIA QUE…
Com a idade o disco vai sendo comprimido de tal modo que diminui a distância entre vértebras e consequentemente a altura total do indivíduo.
Em algum momento da vida, 60-80% de toda a população mundial irá ter a experiência de um episódio de lombalgia.
As prováveis causas de dores nas costas são o envelhecimento, a degeneração, o desgaste das estruturas da coluna vertebral e o sedentarismo.
A hérnia ou rotura do disco intervertebral resulta da passagem ou rotura parcial/completa do núcleo pulposo através do anel fibroso. A zona lesada do disco pode empurrar a espinal-medula ou nervos raquidianos, comprometendo o funcionamento normal e causando dor.

Exercício Físico:
O exercício apresenta-se como terapia, o que significa um conjunto de movimentos corporais orientados e supervisionados, com o objectivo de prevenir ou reduzir a dor, e ganhar força e flexibilidade. A diferença básica entre exercícios terapêuticos e movimentos diários reside no facto de os primeiros serem realizados de forma controlada e ajustada, o que não acontece no segundo caso. A prescrição de exercícios mais correcta para cada caso que possa surgir, irá depender sempre da forma como o diagnóstico é realizado, bem como do conhecimento que se dispõe acerca dos exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura, a atenuar e a prevenir o aparecimento de perturbações.
Aulas como Pilates, Pilates na Bola e a solução Personal Training surgem-se como as opções mais indicadas, e ao seu dispor para o trabalho nesta área.


“... há um milhão e meio de anos, graças a sombrias histórias de colunas vertebrais cujas curvas se compensam, o homem adquire a verticalidade. Há um milhão e meio de anos, o homem está de pé. Há um milhão e meio de anos, ele eleva os olhos para o céu.”  (Verdet, J.P., 2000)

VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM

quinta-feira, 14 de março de 2013

MÉTODO DE PILATES



Em 10 sessões notará a diferença, em 20 verá a diferença e em 30 o seu corpo terá mudado por completo.
A mente, quando está dentro de um corpo saudável, possuí um sentido glorioso da energia.
Uma pessoa de 30 anos, com uma forma física baixa é velha. Uma pessoa de 60 anos em boa forma é jovem.
Joseph H. Pilates



O Método Pilates, pelas suas características, assume-se como um completo programa de exercício, apresentando como vantagem ser uma das formas mais seguras e eficazes de treino, tornando o corpo mais forte de dentro para fora.

E porque é um método progressivo, tanto no que respeita à dificuldade, como ao esforço físico, o Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, independentemente da sua idade. Muito recomendado para reabilitação depois de lesões, operações, acidentes, convalescenças, para pessoas com trabalhos sedentários e pessoas que procuram o exercício como complemento de uma dieta equilibrada.

Trabalhando os músculos da região central do corpo – “Core” – melhora a postura, flexibilidade, força e resistência, criando um corpo longilíneo sem forçar as articulações. Cria uma maior consciência corporal, alivia tensões articulares e o stress.

A prática regular do método de Pilates pode tornar o seu dia-a-dia mais agradável. Além da concretização das próprias sessões, este método pode ser utilizado nas situações mais comuns do dia-a-dia. Basta ter algum tempo … e vontade!

Aqui ficam alguns conselhos que a ajudarão a manter a sua coluna mais alinhada durante o dia:
  • ·         Ainda dentro da cama, antes de se levantar, realize alguns alongamentos de forma a preparar o seu corpo para a posição de pé;
  • ·         Já de pé, alongue a coluna, imaginando a sua cabeça como um balão de ar quente que se quer soltar do resto do corpo;
  • ·         Afaste os ombros das orelhas;
  • ·         Distribua o peso pelos dois pés sempre que possível;
  • ·         Mantenha o peso do corpo igualmente distribuído pelas plantas dos pés;
  • ·         Mantenha o peito e as costas “abertos”;
  • ·         Respire tranquilamente.
 Se procura atingir o equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente, venha ao Vivafit de Paço de Arcos e experimente uma das nossas aulas de Pilates / Pilates na Bola.

 Através de um conjunto de exercícios variados e adequados, os resultados não vão tardar a aparecer. O acompanhamento da sua evolução estará sempre presente em qualquer aula, independentemente de qualquer que seja o seu ritmo.

 Comece a treinar com o Método de Pilates e ganhe rapidamente uma melhor postura perante a vida!

VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM



Bibliografia consultada: “Método de Pilates – 2.ª edição”, EURO IMPALA


Por uma vida saudável!


Um estilo de vida saudável permite manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda na prevenção de doenças, assim como a impedir que doenças crónicas piorem. 
À medida que o corpo envelhece irão surgindo alterações nos músculos, nas articulações e um declínio na sensação da "força" física. Um padrão de vida mais saudável ajuda a minimizar as mesmas. 
Um estilo de vida saudável inclui a saúde preventiva, boa nutrição, controlo do peso, recreação, exercícios regulares e evitar substâncias nocivas ao organismo. Deve ser desenvolvido o mais cedo possível, quanto mais jovem melhor.
Estes hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura, os factores modificáveis dos estilos de vida são a causa de 50% das mortes (entre as 10 causas mais importantes), incluindo:
            - Doenças cardíacas
            - Cancro
            - Derrame cerebral
            - Doença pulmonar crónica

Conselhos:

Evite substâncias que prejudiquem a sua saúde
Fumar e beber em excesso são fatores importantes para o aparecimento de doenças nos pulmões, coração e circulação, cancro, acidentes automobilísticos e acidentes domésticos.
As drogas conduzem a dependências que podem acabar por levar à deterioração física e mental da pessoa.

Exercício Mental
Mantenha o cérebro ativo tanto quanto o seu corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) podem dar sentido à vida, ajudar a preencher a solidão e combater a depressão.

Alimentação 
Pode começar por aumentar o número de refeições por dia e diminuir as doses. Informe-se junto da nossa Nutricionista relativamente aos melhores alimentos para o seu corpo e veja quais as suas carências alimentares. A maioria das pessoas pensa, de forma errada, que o estilo de alimentação que possui é equilibrado, o que não corresponde à realidade.

Exercício Físico
O organismo necessita de actividade física regular (mas não extenuante). Não existe sentido em fazer um exercício exagerado e ter como consequência dores lombares ou uma lesão no joelho. Pessoas idosas devem caminhar pelo menos 1500 metros por dia ou fazer outro tipo de actividade se assim o desejarem. Os exercícios aeróbios leves são os mais recomendados, sem esquecer a natação, a dança e o trabalho de ginásio. Nunca se é velho demais para iniciar uma actividade física regular!

Sugestões para a Prática da Actividade Física:

 - Para iniciar a sua actividade com maior segurança, consulte um
   médico e uma das nossas Personal Trainer's;
 - Escolha as atividades que realmente goste;
 - Selecione horários e opções compatíveis com o seu novo estilo de
   vida;
 - Nos primeiros meses, defina objectivos como prazer, sucesso na
   realização das actividades, satisfação pessoal, etc;
 - Inclua a actividade física no seu dia a dia: ande mais a pé, suba
    mais escadas, pratique mais desportos, etc;
 - Se possível, seleccione as actividades que possam ser realizadas com
   os seus amigos e/ou família.

Se o seu problema é desmotivação ou falta de objetivos, procure uma Personal Trainer Vivafit, esta terá certamente a solução adequada à sua situação!

E porque informá-lo é também a nossa missão... ESTAMOS À ESPERA DAS SUAS QUESTÕES:

Ainda não esclareceu aquela questão relacionada com o seu treino?
Apresenta dúvidas técnicas, fisiológicas ou anatómicas que deseja ver esclarecidas?
Quer saber qual a melhor aula ou exercícios para si, e porquê?
Deseja ver respondida aquelas eternas questões, tais como, “qual a melhor forma de aumentar os músculos?”, ou “ Como posso fazer para perder peso?”, ou ainda “ Qual a diferença entre perder peso e perder massa gorda?”
Não hesite, deixe-nos aqui a sua questão e verá que será esclarecida aqui neste espaço.
Estará, assim a esclarecer também muitas outras pessoas que possam apresentar dúvidas idênticas.

Vivafit Paço de Arcos Team

sexta-feira, 8 de março de 2013

JÁ EXPERIMENTOU UMA AULA DE SH'BAM?


 “COME AS YOU ARE, LEAVE AS A STAR”

SOLTE-SE AO SOM DE MÚSICAS CONTAGIANTES E MOVIMENTOS DIVERTIDOS!


Com movimentos simples, mas desafiantes, SH’BAM é a aula certa para ficar em forma e mostrar a estrela que existe dentro de simesmo que a dança não seja algo natural! Ao som dos actuais êxitos, as músicas mais ouvidas nas discotecas de todo o mundo e os ritmos latinos mais modernos, SH’BAM é a última novidade para fazer exercício de forma divertida e social.


O QUE PODE ESPERAR DE UMA AULA DE SH’BAM? 
1.GASTO CALÓRICO, mas sem treino intenso e árduo! 
2.Aumento da coordenação e aprendizagem dos movimentos de dança mais sensuais! 
3.Aumento da capacidade cardiovascular devido aos picos de treino intervalado. 
4.Nível emocional diferentevai ser tão divertido que até se esquece que está a treinar!

DESCRIÇÃO DA AULA
A aula de SH’Bam é composta por 7 faixas. Cada faixa corresponde a uma coreografia e, por si , representa uma única dança.
A aula começa com um aquecimento que inclui movimentos da cabeça aos pés!
O resto da aula está repleta de grandes sucessos de música, que permitem dançar de forma super divertida e, acima de tudo, descomplicada!
Vai ter imensas oportunidades de experimentar todos os movimentos, e a combinação entre faixas de maior intensidade e faixas de recuperação permite obter um verdadeiro e poderoso treino.

VOU SER CAPAZ?
Claro que sim! A instrutora vai ensinar-lhe a coreografia base, e vai guiá-la em todas as transições de passos e movimentos simples. Depois, cabe-lhe a si libertar-se e colocar o seu próprio estilo durante a aula.

QUE NÍVEL DE CONDIÇÃO FÍSICA DEVO TER?
Sh’Bam é para todas as pessoas, independentemente da sua condição física.
O que prometemos é que, se fizer as aulas de forma regular, vai ficar em forma.

QUE MATERIAL É PRECISO TRAZER?
Leve sempre uma garrafa de água e uma toalha.
Ideal será vestir roupa confortável, leve e solta, de forma a conseguir movimentar-se livremente.

Se gostaria de experimentar uma aula de Sh'Bam imprima este convite e faça a sua marcação no Vivafit de Paço de Arcos - 91 264 31 57.


VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM