EMAGRECER NUMA SEMANA VALE A PENA?
Para a maioria das pessoas emagrecer no período de uma semana, constitui-se como a realização dos seus sonhos. Para isso, elas começam com dietas que prometem fazê-las perder vários quilos em apenas uma semana.
Mas será que o seu organismo está preparado para essa mudança tão radical?
De acordo com profissionais especializados em nutrição, fazer dietas muito rígidas, por vezes combinadas com laxantes ou diuréticos para perder peso rapidamente, poderá provocar vários problemas na sua saúde, pois o corpo precisa de um tempo para adequar-se às alterações de peso. E quando este período não é respeitado, como acontece no emagrecimento muito rápido, o organismo reage podendo haver complicações físicas e problemas psicológicos.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que perca 1,5Kg (no máximo) em cada semana. Se pretende perder mais do que estes quilos por semana, será considerado como factor de risco para a sua saúde. Por isso, se deseja perder peso de forma saudável, opte por uma reeducação alimentar combinada à prática regular de exercício físico, para que o peso se mantenha estável ao longo da vida! É importante que aprenda a alimentar-se sem compulsão ou ansiedades, evitando “descarregar” as suas frustrações na hora das refeições, provocando um desequilíbrio na sua dieta alimentar.
Apresento-lhe algumas complicações que poderá ter se deseja perder peso muito rapidamente:
Poderá apresentar um quadro de anemia em virtude de dietas muito rígidas, geralmente carentes de ferro e vitamina B. Em casos mais graves poderá haver complicações no cérebro levando a dificuldades motoras.
Poderá apresentar alterações cardíacas, como por exemplo: modificações nos batimentos do seu coração, resultando numa complicação cardíaca conhecida como Taquiarritmia atípica.
Em virtude do aumento metabólico da gordura, poderá haver complicações hepáticas no seu organismo
Se é uma pessoa gorda, o seu sistema imunitário estará menos eficiente em comparação ao de uma pessoa mais magra. Logo, quando ocorre uma perda de peso muito rápida, esse problema tende a piorar, aumentando os riscos de contrair viroses, infecções, gripes e reacções alérgicas.
Em virtude da perda repentina de água e sais minerais, poderá ter sintomas de fraqueza, mal-estar, cãimbras e, alguns casos, perda de sensibilidade nas mãos.
O seu metabolismo corporal ficará mais lento, pois quanto maior for a restrição alimentar, mais o seu organismo tentará proteger-se, resultando em menos queima de calorias.
Problemas emocionais relacionados com a perda rápida de peso:
Se quer emagrecer rapidamente, normalmente irá acreditar que todos os seus problemas vão acabar quando chegar ao peso ideal. No entanto, muitas vezes as suas expectativas acabam frustradas, pois apercebe-se que os seus problemas continuam da mesma forma que antes. Este sentimento de frustração pode fazer com que volte a comer em excesso, acabando por recuperar todos os quilos perdidos com a dieta.
Quando emagrece muito rápido com dietas muito rígidas, a privação alimentar a que se submete poderá fazê-la voltar a uma compulsão alimentar, resultando no aumento de peso rapidamente. Ao se aperceber que está a recuperar o peso antigo irá sentir-se mal e sua auto-estima fica baixa.
PORTANTO, PERCA PESO DE FORMA SAUDÁVEL, ALIANDO UMA DIETA EQUILIBRADA COM A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO. SE PRETENDE EMAGRECER E NÃO CONSEGUE, APROVEITE ESTA NOSSA “SEMANA EMAGRACER NO VIVAFIT”, QUE TERMINA DIA 20 DE AGOSTO E TRAGA CONSIGO TODAS AS SUAS DÚVIDAS. ESTAMOS CÁ PARA A AJUDAR!
Inês Ceia
Vivafit Paço de Arcos Team
Sem comentários:
Enviar um comentário