A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adopção.
Para cada pessoa o conceito de família pode ser diferente: pai, mãe, irmão, avô, avó, sobrinhos, filhos, netos. Na realidade, são as pessoas que são importantíssimas na sua vida por diversas razões diferentes, em que exista um elo familiar.
Agora pense:
Existe algo melhor do que chegar a casa e ter alguém á sua espera?
Alguém que esteja preocupado consigo, que pergunte como foi o seu dia, as suas dificuldades, as suas perdas e as suas vitórias?
Já pensou do pouco que valem as suas alegrias, se não tem ninguém com quem as dividir?
Alguém sempre disposto a ouvir e abraçar sem pedir nada em troca?
Muitas vezes encaramos a família como algo de obrigatório, ou que nos foi imposto, sem nenhuma escolha da nossa parte, mas o desafio que lhe coloco hoje é:
Comece a olhar para a sua família como algo que lhe foi oferecido e não imposto, foi lhe dada uma série de pessoas que, sem pedir nada, a amam, não é bonito?
Mesmo sendo possível fazermos algumas escolhas para nortear nossas vidas, devemos nos lembrar que, quando menos esperar, vai ter uma pedra no meio do teu caminho. E infelizmente, vai ver que muitos dos seus amigos, de repente, não são mais os amigos que julgava ter, e algumas pessoas que ama desapareceram mas a sua FAMÍLIA permanece… para a ajudar.
A Família é um porto seguro, no entanto, nem sempre nos podem dar a solução para os nossos problemas mas sem dúvida poderão fazer a diferença, mostrando-nos que precisamos de ajuda externa.
Agora um conselho:
Nesta época Natalícia aproveite cada segundo e faça uma visita a todos os familiares que durante o ano não tem tempo; dê um beijo extra a todos os membros da sua família; desligue a tv e faça todas as refeições em família, aproveitando o silêncio para conversar sobre o que durante o ano não tem tempo; e aproveitando os momentos com quem de facto gosta de si.
Ana Luísa Lucena
Vivafit Paço de Arcos Team
Sem comentários:
Enviar um comentário