terça-feira, 25 de setembro de 2012

PILATES VS ESCOLIOSE

-->

Existem muitas verdades e muitos mitos sobre a questão PILATES VS ESCOLIOSE. O PILATES é um bom recurso terapêutico para pessoas com problemas de escoliose, trazendo assim grandes benefícios. Porém, deve-se respeitar a verdadeira causa e o grau dos desvios posturais para saber se há ou não indicação deste método para cada paciente.
ESCOLIOSE é o desvio da coluna vertebral que pode manifestar-se com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. As causas são diversas e evoluem em diversos graus de lateralização e rotação vertebral. Pode não se queixar de sintomas e apenas perceber alterações na sua postura, mas é muito comum sentir dores localizadas ou acompanhadas de outros sintomas associados, como por exemplo, dormências, marcha alterada, que podem evoluir para sintomas mais intensos e mais difíceis de serem tratados.
O Pilates tem a capacidade de lhe oferecer fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionando um melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo. A restrição a nível da prática do Pilates (como método de reabilitação de escoliose) baseia-se no grau da sua lesão, na intensidade dos sintomas, nos factores adicionais a esta lesão e na capacidade da sua execução dos exercícios pelo paciente, sem que haja sobrecarga ou dor, passando a ser o mediador e limitador de cada execução. Não pode sentir mais dor após a aula! O objectivo é trazer-lhe conforto! Portanto, o ideal é fazer uma avaliação com um especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância nuclear magnética ou radiografia, e uma aula de Pilates, sendo sempre um bom meio de avaliar a sua execução dos movimentos. 

Se no final desta primeira aula se sentir bem, está apta a continuar o programa. 

Os benefícios adquiridos com o Pilates serão muito gratificantes!

Vivafit Paço de Arcos Team

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Venha praticar PILATES e sinta-se bem de corpo e alma

"Em dez sessões sentirá a diferença.
Em vinte, verá a diferença
e em trinta terá um novo corpo."

Joseph H. Pilates
 
 

“O Pilates é uma garantia de bem-estar para quem vive com demasiada tensão e não só”, garantia Joseph Pilates, mentor deste treino. Conferindo o segredo do sucesso à precisão da execução dos exercícios.

É uma técnica que foi desenvolvida há mais de 70 anos pelo atleta alemão Joseph Pilates e consiste num sistema de exercícios direcionados para a melhoria da flexibilidade e da força de todo o corpo, sem aumentar o seu volume. Powerhouse foi como o seu criador decidiu denominar o grupo de músculos centrais do corpo – abdómen, zona lombar e glúteos.

Este ajuda a melhorar a postura, flexibilidade, respiração, força e resistência. Para além disso, serve também para a recuperação de lesões, podendo os seus benefícios alcançarem também a mente, que se vê favorecida pela respiração e concentração nos movimentos.

Como se pratica?

Através de movimentos e exercícios que reforçam a zona pélvica, abdominal e lombar, controlando a respiração.

No Vivafit de Paço de Arcos poderá realizar 2 tipos de exercícios, matwork – no chão ou  Pilates na bola.

Quais os seus benefícios?

- Alonga dos músculos curtos;

- Fortalece dos músculos fracos (expl: abdominais, pernas, costas e braços);

- Melhora a qualidade de movimentos (expl: artrite nos joelhos);

- Ativa os músculos do tronco (costas, ombros e abdómen) e melhora da estabilidade pélvica e lombar;

- Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações;

- Melhora a força, flexibilidade e tónus muscular, reduzindo a fadiga;

- Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio;

- Melhora a respiração;

- Reduz a ansiedade e ajuda a controlar o stress;

- Ajuda na prevenção da osteoporose.

Quem pode praticar?

Pode ser praticado por pessoas saudáveis de qualquer idade que desejem melhorar a forma física e tonificar os músculos, assim como por aquelas que precisam de corrigir lesões, dores nas costas e prevenir a perda de densidade e força ósseas.

A prática de pilates previne, em grande medida, muitas das alterações que ocorrem com a idade, como a perda de massa dos ossos e músculos ou a instabilidade das articulações.

Este método também ajuda a pessoa a sentir-se mais ativa mental e fisicamente.

 No caso das grávidas, esta técnica ajuda a corrigir a mudança postural e as descompensações corporais que ocorrem na mulher durante a gestação. Os exercícios de pilates fomentam um fortalecimento dos músculos nas costas, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo, assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez, acabando por ser também muito bem sucedido na recuperação pós parto.

Se procura atingir o equilíbrio perfeito entre corpo e mente, participe na nossa SEMANA DO PILATES, de 17 a 21 de Setembro e poderá experimentar em apenas 45 minutos, ao som de música suave e num ambiente tranquilo, como aumentar o foco do treino nos músculos do “core”, ou seja, os músculos que rodeiam e suportam o tronco, para se poder sentir em forma e com uma melhor postura para enfrentar o mundo exigente de hoje!

MARQUE A SUA AULA GRATUITA! ESTAMOS À SUA ESPERA! VAGAS LIMITADAS!

VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM

 Referências bibliográficas: "Método de Pilates", 2.ª edição, Euro Impala; www.sapo.pt; www.almpilates.pt