terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RECEITA PUDIM DE NATAL DE AMEIXAS

INGREDIENTES:
- 1 lata leite condensado "cozido"
- a mesma lata de leite norma
- 4 ovos
- 1 colher de sobremesa de maizena
- 5 colheres de sopa de açucar
- 250g de ameixas secas (cortadas aos bocadinhos e amolecidas em pouca agua quente) - Retira-se os caroços das ameixas
- 5 folhas de gelatina branca (muito bem dissolvida num pouco de agua morna)

METODO
 Batem-se as claras em castelo e vai-se adicionando as 5 colheres de açucar. juntar as ameixas já cortadas e amolecidas em agua. adicione a gelatina (aconselho que esteja muito bem diluida na agua). Ponha a mistura num prato de vidro transparente e forme um tipo de montanha a seu gosto. Ponha eta mistura no frigorifico e comece a fazer o creme.

CREME Ponha o leite condensado num tacho, junte o leite frio e mexa bem até diluir o leite condensado. Junte as 4 gemas cuidadosamente para nao fazer crumos. adicione a colher de maizena desfeita num pouco de leite. Deixe levantar fervura e deixe arrefecer.
Tire a mistura das claras do frigorifico, levante um pouco as claras e ponha o creme por cima.


RECEITA DE FERNANDA PAREDES

BOM APETITE!!

Inês Ceia
Vivafit Paço de Arcos Team

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PILATES E A OSTEOPOROSE


A osteoporose é uma doença silenciosa que afecta milhares de pessoas em todo o mundo.
Esta doença é caracterizada pela redução de massa óssea, que gera uma desordem esquelética. Desenvolve-se de forma gradual, atingindo 1 em cada 3 mulheres acima dos 50 anos.
Na maioria dos casos as pessoas que têm osteoporose não apresentam nenhum sintoma, só depois da primeira fractura. A osteoporose não é considerada como uma parte natural do envelhecimento, pois precisa de ser tratada (qualquer idade está sujeita ao aparecimento de osteoporose).

Alguns factores de risco para desenvolver a doença:
·  Sedentarismo
·  Tabagismo
·  Histórico familiar
·  Baixa ingestão de cálcio
·  Cirurgia para retirar ovários sem reposição hormonal
·  entre outros.

Se praticar Actividade Física:
1. Melhora as condições dos seus músculos e ligamentos
2. Promove o aumento da sua massa muscular
3. Proporciona maior desenvolvimento e segurança nos movimentos e nas funções articulares.
4. Tudo isto contribui para evitar a perda de massa óssea e aumenta a resistência óssea.

Alguns exercícios físicos são indicados para ajudar no tratamento da osteoporose! Os médicos recomendam exercícios que mexem com a musculatura óssea, podendo evitar o desgaste dos ossos.

Se praticar Pilates:
1. desenvolve o seu equilíbrio
2. desenvolve a sua força
3. desenvolve a sua consciência corporal.
4. Fortalece a região abdominal
5. Fortalece os músculos do tronco e das coxas

Para conseguir prevenir e combater a osteoporose é preciso ser activa, praticar exercício físico com regularidade e ter orientação profissional.

A prática de exercício físico preserva a massa óssea quer através do impacto sobre o esqueleto, como através do aumento da força muscular.

SE PRETENDE LUTAR CONTRA A OSTEOPOROSE VENHA TER CONNOSCO E EXPERIMENTE UMA AULA DE PILATES!


Inês Ceia
Vivafit Paço de Arcos Team

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

"Não faço exercício porque não tenho tempo"



É uma das desculpas mais comuns. Ou porque o trabalho é muito exigente, ou porque tem de ir buscar os filhos à escola. «Uma estratégia consiste em dividir a prática de exercício em vários períodos de, pelo menos, dez minutos durante o dia», refere. «Em termos fisiológicos, é a duração mínima para que a actividade influencie os sistemas do organismo. As orientações indicam que se deve realizar 30 minutos por dia de actividade física de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana. Por isso, três períodos de dez minutos chegariam para cumprir estas recomendações». Neste caso, a marcha é a actividade mais indicada «pois é a forma mais fácil de adoptar uma vida activa. Dependendo da condição física, alterne um ritmo moderado com intensidades mais elevadas, para produzir melhores efeitos». Se tem a agenda preenchida experimente «caminhar para o trabalho ou subir escadas”. 

No Vivafit Paço de Arcos os treinos e as aulas são de 30 minutos especialmente para ir de encontro às necessidades do dia-a-dia das mulheres que trabalham, são mães, são donas de casa e que não têm tempo para si! Contudo, não se esqueça que se não estiver bem consigo mesma, não vai conseguir dar o melhor de si à sua família que tanto precisa do seu apoio. O Dr. Paulo Nuno Vieira sugere “Levante-se mais cedo e planeie melhor o seu tempo e a sua agenda diária”, o que, na minha modesta opinião, poderá fazer toda a diferença. Compre uma agenda (se ainda não a tem) e planeie todas as tarefas que tem para fazer, e vai ver que se for organizada lhe sobram 30 minutos do seu dia para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Como já acima foi referido, é importante realizar pelo menos 30 minutos de actividade física moderada por dia; contudo, no Vivafit Paço de Arcos temos uma equipa especializada de instrutoras que a vão ajudar a que esses 30 minutos sejam intensos (intensidade elevada) e desta forma 3x por semana é o suficiente para que seja uma pessoa activa! Agora reflicta sobre o seu dia-a-dia: acha mesmo que não consegue 30minutos 3x por semana para cuidar da sua saúde?

O seu problema não é a falta de tempo, mas sim a motivação? Ok, não vai desanimar. Venha até ao nosso centro, venha nos conhecer, venha experimentar um treino! Não há nada como experimentar para ver como se sente! A nossa equipa além de especializada em exercício físico é também especializada em Coaching. E o que é o Coaching? Mais do que ensinar, é uma técnica que ajuda as pessoas a cumprir tarefas, conduz à tomada de decisão e mudança de comportamentos!
Espero que a possa ter ajudado com este texto. Adoptando as palavras de Neil Armstrong “um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade”, eu diria,
“um pequeno passo hoje, uma grande passo para a vida”.

Vivafit Paço de Arcos Team 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Emagrecer no Natal: será esta uma boa altura para se pensar nisso?



Eu sei que nesta época do Natal a maior parte das pessoas nem sequer querem saber do peso, até porque estamos quase no ano novo e esta é a verdadeira época das promessas, não é? Mas esta questão de fazer promessas para o ano é perigosa… veja porquê:

- Para o ano é que vou começar a dieta: Por outras palavras o que está a afirmar é “agora no Natal vou comer tudo o que me apetecer sem pensar e depois logo se vê como vou resolver o assunto”!

- Para o ano vou fazer mais exercício: “Agora estamos no Natal e é altura de estar com a familia e fazer as compras de Natal, pensar na ementa para e os doces, portanto não tenho tempo para treinar, e depois quando tudo isto passar começo em força!”

Porque é que eu digo que é perigosa esta atitude? Porque imagine que tem 5 quilos apenas para perder (e que se sente mal por ter esse peso a mais) e agora no Natal nem vai pensar em nada se não em comer o peru com o molhinho e todos aqueles docinhos de natal. Provavelmente já tem tentado perder esses 5 quilos mas tem tido alguma dificuldade… Então agora durante o próximo mês nem vai pensar nisso e o que vai estar a fazer é chegar ao novo ano com, em vez de 5, uns 7 kilos a mais! Acha que está no caminho certo? Sabe o que pode acontecer depois? Fica tão desmotivada que nem lhe apetece começar, ou então fica depressiva e começa a comer para compensar os sentimentos negativos! Ou seja, o que lhe quero transmitir é que deve continuar a treinar e, se possivel, mais ainda! Deve continuar igualmente a comer se forma saudavel estas semanas até ao Natal, para que nesse dia possa cometer alguns excessos e para chegar ao Ano Novo com pelo menos o mesmo peso que tem actualmente. Não acha que vale a pena tentar?!

Parece difícil mas isto tem a ver com a forma de pensar. Quando pensa em perder peso geralmente pensa em dieta, e a palavra dieta está associada a um processo de dor, ou seja, algo que custa e que “vou sofrer” muito ao fazer uma dieta. Então esqueça a dieta. Você no vivafit não vai fazer nenhuma dieta, vai apenas começar a ser uma pessoa mais saudável. Isso é mais fácil certo?! Então para ser mais saudável neste Natal continue os seus treinos e cumpra o seu plano alimentar (vá… uma excepção no dia de Natal). Se ainda não marcou a sua consulta de nutrição, porque motivo continua a adiar?

Não é nossa socia?
Venha conhecer-nos e deixa-nos ajudar a concretizar o seu sonho. Ainda acha que deve esperar por 2012 para fazer algo por si? Ofereça este presente a si mesma neste Natal!

                                          
Maria João Macias
Vivafit Paço de Arcos Team



A força do desejo



O desejo é uma força que move o ser para as conquistas, sejam elas pessoais ou aquelas que mudam a história da humanidade. Iluminados pelo desejo percorremos a estrada da vida rumo às conquistas. O desejo é por isso tão poderoso e misterioso que é difícil saber como surge exactamente. Geralmente partimos com um desejo enorme de alcançar algo e pelo caminho surgem obstáculos que enfraquecem a nossa força e motivação, o que é bastante natural que aconteça, todos nós temos fraquezas. O importante é perceber como ultrapassar o obstáculo, identificar quais as estratégias que vou aplicar e não esquecer o desejo inicial que nos moveu para a acção. Tudo pode parecer até agora um pouco abstracto, mas na realidade não é. Ora vejamos, o meu desejo é perder 6kg. Inscrevo-me no ginásio, vou a uma consulta de nutrição e começo a pôr em pratica o meu plano alimentar e plano de treino. Obstáculo 1: Tenho um casamento o próximo fim-de-semana, não vou resistir à comida. E agora? Não vou ao casamento porque não quero comer? Ou vou ao casamento, já sei que não vou resistir, paciência..depois compenso! ERRADO!! Não devo deixar de socializar pelo meu problema com a comida! Se por um lado por vezes o melhor é evitar o obstáculo (por exemplo: uma amiga convida-me para ir lanchar a um café com os bolos irresistíveis. Se eu já sei que será um problema para mim, então vou sugerir ir a um café que sei que não caio em tentações. Ela é minha amiga vai compreender, e assim não evito estar com ela por causa do café que ela sugeriu!), neste caso não será a melhor solução. Decido ir ao casamento. O que vou ter de fazer? Já sei que o meu problema são os doces. Então até posso evitar as entradas, como a sopa e o prato principal nas proporções equilibradas, acompanho com água que não é calórico e no fim vou ter de aprender a controlar os meus apetites. Em frente aos doces, vou pensar no meu desejo inicial de perder 6kg, no que me fez inscrever no ginásio, no “sacrifício” que tenho feito para conseguir cumprir a dieta e treinar e, por fim, vou olhar para a mesa das sobremesas e pensar se verdadeiramente são os doces que desejo ou são os 6kg a menos. Claro que não vou ficar sem comer uma sobremesa, mas posso optar por uma salada de frutas ou uma gelatina, por exemplo, ou mesmo outro doce, desde que seja na proporção devida.
    Poderá não identificar-se com este exemplo, mas lá está, foi apenas um mero exemplo para ilustrar que o nosso desejo, a vontade e o querer têm de se sobrepor aos obstáculos, porque somos fortes, porque acreditamos em nós e porque vamos conseguir!
    Se parar de desejar o seu companheiro, a sua família, os seus amigos, a sua diversão, os seus objectos ou mesmo a sua vida. O que acontece?!

Maria João Macias
Vivafit Paço de Arcos Team

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A importância da “Família”


A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimónio ou adopção.

Para cada pessoa o conceito de família pode ser diferente: pai, mãe, irmão, avô, avó, sobrinhos, filhos, netos. Na realidade, são as pessoas que são importantíssimas na sua vida por diversas razões diferentes, em que exista um elo familiar.

Agora pense:

Existe algo melhor do que chegar a casa e ter alguém á sua espera?

Alguém que esteja preocupado consigo, que pergunte como foi o seu dia, as suas dificuldades, as suas perdas e as suas vitórias?

Já pensou do pouco que valem as suas alegrias, se não tem ninguém com quem as dividir?

Alguém sempre disposto a ouvir e abraçar sem pedir nada em troca?

Muitas vezes encaramos a família como algo de obrigatório, ou que nos foi imposto, sem nenhuma escolha da nossa parte, mas o desafio que lhe coloco hoje é:

Comece a olhar para a sua família como algo que lhe foi oferecido e não imposto, foi lhe dada uma série de pessoas que, sem pedir nada, a amam, não é bonito?

Mesmo sendo possível fazermos algumas escolhas para nortear nossas vidas, devemos nos lembrar que, quando menos esperar, vai ter uma pedra no meio do teu caminho. E infelizmente, vai ver que muitos dos seus amigos, de repente, não são mais os amigos que julgava ter, e algumas pessoas que ama desapareceram mas a sua FAMÍLIA permanece… para a ajudar.

A Família é um porto seguro, no entanto, nem sempre nos podem dar a solução para os nossos problemas mas sem dúvida poderão fazer a diferença, mostrando-nos que precisamos de ajuda externa.

Agora um conselho:
Nesta época Natalícia aproveite cada segundo e faça uma visita a todos os familiares que durante o ano não tem tempo; dê um beijo extra a todos os membros da sua família; desligue a tv e faça todas as refeições em família, aproveitando o silêncio para conversar sobre o que durante o ano não tem tempo; e aproveitando os momentos com quem de facto gosta de si.

Ana Luísa Lucena
Vivafit Paço de Arcos Team

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Qual a maneira mais correcta de se levantar do chão?


As transições de subida e descida do e para o chão devem ser efectuadas de forma segura e efectiva, de forma a prevenir quedas. Deste modo, é importante habituar a levantar-se sem o apoio de objectos, móveis ou o que estiver “à mão”. Veja os 5 passos para se levantar de um modo correcto:

1º. Elevar braço da frente acima da cabeça. Levantar o joelho de trás.





2º. Rodar de lado
3º. Posição sentada de lado


4º. 4 apoios (Horse Stance)



5º. Passo à frente, apoiar a mão na coxa e fazer força com a perna para subir.


Maria João Macias
Vivafit Paco de Arcos Team

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A importância da técnica no Body Balance (cont.)




Na semana passada referi 3 aspectos importantes que irão influenciar a sua técnica numa aula de Body Balance. No entanto, há mais três que contribuirão igualmente para este aspecto, sendo eles: timing, fitness e feel.

Comecemos pelo TIMING…
Para permitir a sua familiarização e uma previsão das posturas que deve realizar, o Body Balance tem sequências de movimentos e posturas associados à batida e/ou à música. Portanto, deverá sempre trabalhar os movimentos e as suas posturas com a música.

Relativamente ao FITNESS…
A forma perfeita requer a manutenção de uma técnica correcta ao longo de toda a aula. Muitas vezes começa a aula com um bom nível de execução física, mas com o cansaço esta poderá perder qualidade.
Para ser um bom modelo, tem que trabalhar para uma execução perfeita, ou seja, trabalhar cada movimento, cada postura. A capacidade para conseguir manter a forma correcta está intimamente ligada ao nível de fitness.

Último aspecto importante a reter… FEEL
O Body Balance é um programa que tem a sua origem no Yoga, no Tai Chi, nas Artes Marciais, no Pilates e na Dança. Para ser fiel à essência do programa, deverá executar cada postura, cada movimento, com o sentimento e sensações apropriadas. O nosso grande objectivo é que se sinta longa, forte, centrada e calma. 

PODERÁ OBTER TUDO ISTO NA NOSSA AULA. TREINE ESTES 6 ASPECTOS E VERÁ A SUA TÉCNICA MELHORADA! =)


Inês Ceia
Vivafit Paço de Arcos Team 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º PASSO PARA A PERDA DE PESO: DEFENIR UM OBJECTIVO!

Este passo é muito importante para o sucesso do seu programa. Se não tiver um objectivo definido não tem nenhum motivo forte para o seguir e para se manter motivada neste processo.

COMO ESTABELECER UM OBJECTIVO?

   Em primeiro lugar tem de ser realista: não estabeleça objectivos impossíveis de alcançar, pois assim vai desmotivar muito rapidamente e desistir do seu programa de controlo de peso. Saiba que as directrizes para perder peso de forma saudável são 500 gramas por semana, portanto não tente perder 10 kg num mês, pois não é realista nem tão pouco saudável. Estabeleça o objectivo final e depois estabeleça vários objectivos intermédios para ir atingindo ao longo do tempo.
BE SMART !
Quando define um objectivo deve seguir uma regra muito simples: SMART!


S – Specific (Específico): Seja especifico. Quantos quilos exactamente quer perder? Saiba porque razão é importante para si perder esses kilos.
M – Measurable (Mensurável). Tem de saber medir se está no caminho certo ou não e ir avaliando o progresso.
A – (Achievable) – Atingível. Defina um objectivo que possa atingir.
R – Realistic (Realista). Tem de ser realístico, como referido anteriormente, com estratégias possíveis de realizar.

T – Time (Limite temporal). Este ponto é muito importante. Saiba em quanto tempo quer atingir o seu objectivo e estabelecer objectivos intermédios igualmente com limite temporal.

Vivafit Paço de Arcos Team

Como programar o seu dia e ter tempo para tudo!



Agora de volta ao trabalho, aproveite para começar a ter tempo para si! Para isso aprenda a organizar o seu dia :-)

1. Habitue-se a utilizar uma Agenda e programe o seu dia, incluíndo momentos de lazer / telefonemas (pode programar o seu dia ou na noite anterior ou no 1º momento da manhã)

2. Defina as suas prioridades: há actividades mais importantes do que outras; utilize um código de cores para diferencia-las. Não se perca com assuntos que pouco podem aumentar a sua produtividade.

3. Aprenda a planear a semana, ou até mesmo o mês! Se tiver um plano do seu mês poderá imaginar o que quer para o seu futuro. Se planear diariamente estará constantemente a “apagar fogos”

4. Defina Dead Lines, hora para terminar as diferentes tarefas: vai se sentir pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial.

5. Não exagere na quantidade de tarefas: no máximo três tarefas indispensáveis

6. Recompense-se: quando cumprir a agenda que se tinha proposto aproveite a sensação de dever cumprido e relaxe. Não há mal nenhum em ter um tempo só para si.

7. Não seja escravo da sua agenda: não é uma tarefa fácil e exige persistência. É um processo evolutivo mas possível :-)
Ana Luísa Lucena
Vivafit Paço de Arcos Team