Nutrição

2 de Dezembro 2011

02 de Setembro

Os benefícios da Semente de Linhaça



Sabia que a semente de linhaça é a fonte mais rica de Ômega 3 existente na natureza?

Pois é, esta semente é rica em ácidos gordos polinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Na sua compoisção estão também presentes proteínas, hidratos de carbono e fibras alimentares. Além disso, é uma grande fonte alimentar de lignanas (são compostos químicos denominados como fitooestrógenos, que são compostos derivados de plantas com a estrutura similar ao estradiol e os mesmos ligam-se com os receptores estrogénicos funcionando como activadores ou bloquedores destes receptores. O óleo de oliva extra virgem também contém lignanas , as quais são encontradas também na azeitona , nozes,legumes , frutas e vegetais. As lignanas protegem o sistema cardiovascular, os ossos e previne o cancro da mama e do cólon). Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

18 Agosto 2011
Devido à sua forte composiçao nutricional, a semente de linhaça tem sido alvo de vários estudos no intuito de provar os benefícios do seu consumo regular. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Outras funções e benefícios estão também a ser alvo de invetigação, tais como:- vitalidade física: O consumo de linhaça induz um efeito positivo progressivo na vitalidade e na energia, dado que aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular, provocando uma recuperação mais rápida da fadiga muscular causada pelo exercício;

- controlo de peso: A linhaça ajuda a controlar a sensação de apetite por conter grandes quantidades de fibra dietética (tem cinco vezes mais fibra que a aveia);

- prevenção do cancro da mama e do cólon: A semente de linhaça contém muitos componentes anti-cancerígenos , um deles é a lignina, que ajuda a proteger e evitar a formação de tumores;

- benefício no combate à acne;

- auxilio no controle da glicémia (os níveis de açúcar no sangue);

- melhoria do funcionamento do Sistema Digestivo: ao nível do sistema digestivo, ajuda na prisão de ventre, expulsão de gases gástricos, acidez estomacal e lubrifica e regenera a flora intestinal;

-melhoria do funcionamento Intestinal;

- vantagens na retenção de líquidos: o consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio;

- melhoria do funcionamento do Sistema Imunológico: a semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique mais resistente aos agentes patológicos (agentes que causam doença);

-melhoria do funcionamento do Sistema Cardiovascular: uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue contra a parede das artérias e facilita a absorção de cálcio. Deste modo, o uso regular de linhaça diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Composição nutricional por 15 g de Semente de Linhaça:

Hidratos de carbono:1 g
Proteínas: 2 g
Gorduras totais: 3 g
Gorduras Saturadas: 0 g
Fibra alimentar: 3 g
Sódio: 7,8 mg
Valor calórico: 43 Kcal

Onde se utiliza a semente de linhaça?

As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada com cereais, massa de pão, entre outros alimentos.

NOTA: É importante salientar que os benefícios da linhaça estão ainda a ser alvo de investigações, pelo que carecem de comprovação cientifica. Contudo, deverá informar-se com uma Nutricionista quais os benefícios que esta semente pode trazer para o seu caso; não se esqueça que cada pessoa é um corpo diferente e o que pode fazer bem a si, poderá não ser igual para a sua amiga!


Maria João Macias
Vivafit de Paço de Arcos Team


Já fez 1001 dietas sem resultados?!


Já fez mil e uma dietas sem resultados? Não sabe o que deve comer? Não sabe o que deve comprar no supermercado? Quer perder massa gorda e não sabe como? Não gosta de fazer dietas? Não sabe ler o rótulo dos alimentos? Quer deixar de fumar, mas tem medo de engordar? Sente que anda sem energia para nada?
 
Muito provavelmente identificou-se com algumas destas questões, mas a verdade é que fazer apenas exercício físico para quem quer perder peso não chega. É crucial aliar um estilo de vida activo com uma alimentação orientada. Já imaginou um Plano Alimentar diário de acordo com o seu estilo de vida, os seus horários, os seus hábitos e os seus vícios, os seus gostos, as suas fraquezas e principalmente os SEUS OBJECTIVOS? Pois é, parece fantástico, mas como? É simples, a partir do próximo mês teremos uma Nutricionista disponível aqui no Vivafit Paço de Arcos; pode marcar uma consulta e explicar-lhe a sua situação e ela irá orientá-la, para que, juntamente com o exercício físico, seja mais fácil atingir os seus objectivos.
Foque-se em si e em como se irá sentir se conseguir atingir os seus objectivos e tome uma atitude lutadora e vencedora. Muitas pessoas perdem-se depois de decidir alcançar determinado objectivo. A maioria dos objectivos são apenas degraus que lhe permitem ir do sítio onde se encontra até ao seu destino. Você precisa de um plano claro e objectivo para ir de A a Z sem se perder pelo caminho e não se esqueça que os obstáculos são apenas oportunidades para o sucesso, basta ter vontade própria.
O meu conselho é que procure o apoio, não só de profissionais obviamente, mas também de alguém próximo que o ajude a superar a ansiedade, que não a deixe falhar e que esteja presente nos momentos difíceis. No fim, sabe sempre melhor celebrar a vitória em conjunto. Porque quando alcança com sucesso os seus objectivos, a partilha é a melhor forma de festejar!
Boa sorte para esta nova etapa ;)

Maria João Macias
Vivafit de Paço de Arcos Team

1 de Agosto 2011

5 de Agosto de 2011

Conheça as propriedades do Chá Verde

O chá verde, originário da China, é feito das folhas da planta Camellia sinensis e tem sido referido pelos seus vários benefícios para a saúde, nomeadamente por ser rico em antioxidantes (flavonóides e vitamina C) que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, alguns tipos de cancro e a reforçar o sistema imunitário, contribuindo para aumentar as defesas naturais contra várias doenças, como por exemplo a síndrome gripal. No entanto, é importante conhecer quais as suas contra-indicações, e não se esqueça que o organismo difere de pessoa para pessoa!

Segundo a Dietista, Eduarda Alves (Associação Portuguesa de Dietistas), o chá verde, devido ao seu teor em teína (estimulante similar à cafeína) deverá ser consumido com moderação por pessoas que tenham hipertensão arterial, pois poderá contribuir para o aumento da tensão arterial. Também deverá ser evitado por pessoas que tenham gastrite, úlceras gástricas ou refluxo gastroesofágico. Nestes casos poderão substitui-lo pelo chá verde desteínado, ao qual lhe foi retirada a teína.
O chá verde contém tanino, uma substância que inibe a absorção de ferro, sendo contra-indicado para pessoas com deficiência desse mineral. Para além destes factores o seu consumo exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.
O chá verde de boa qualidade (preferencialmente biológico) encontra-se à venda em lojas de produtos naturais, podendo apresentar-se em saquetas prontas para infusão, ou em embalagens com as folhas de chá verde. Prefira sempre embalagens opacas, pois as embalagens transparentes (apesar de mais apelativas) permitem o contacto da planta com a luz, favorecendo a perda das suas propriedades benéficas.

Saiba como preparar o chá verde
Para não perder as suas propriedades benéficas, não deve ser fervido, devendo colocar-se 1 saqueta (ou o equivalente em ervas) numa chávena de água a ferver e deixá-lo em infusão durante cerca de 5 minutos. Pode ser bebido quente ou frio, de preferência simples, sem ser adoçado, ou com um pouco de mel.


Maria João Macias
Vivafit de Paço de Arcos Team
28 de Julho de 2011

Diet e Light..Bom ou mau?



Lembre-se que a indústria alimentar pretende aumentar os seus lucros ao  máximo e por este motivo, muitos dos chamados alimentos saudáveis são na verdade alimentos inteligentemente disfarçados. Deixe de olhar para as campanhas publicitárias e olhe antes para o rótulo dos alimentos!

Alimentos “Diet”: Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contem calorias, mas não é verdade. Na realidade, produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original. Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou proteínas ou sódio ou algum outro ingrediente. Por isto, um alimento diet não significa que tenha necessariamente menos calorias. Um exemplo é o de alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras, para manter o mesmo sabor.

É por isso que ele não é o ideal para quem quer perder peso, pois é comum ver produtos desse tipo que engordam mais que os tradicionais. Eles são indicados para aquelas pessoas com restrições alimentares a algumas substâncias, como os diabéticos, indivíduos que não podem consumir açúcar.

Alimentos “light”: são aqueles que devem ter uma redução de no mínimo 25% de qualquer substância fornecedora de quilocalorias existente no produto original, como a gordura, o sal ou o açúcar. É por isso que eles são os alimentos certos para aquelas pessoas que querem perder peso, pois apesar de terem todas as substâncias encontradas no original o seu valor energético é menor.
O importante é recorrer a alimentos “light” ou magros por natureza, como os legumes, os ovos, o peixe e a carne magros. Para reduzir o valor calórico das refeições, pode usar legumes, comer até quatro peças de fruta por dia e cozinhar de um modo saudável, preferindo os alimentos cozidos, grelhados ou estufados. Evite os fritos e os molhos.

O segredo é… variar a alimentação e fazer exercício físico!
Maria Macias
Vivafit de Paço de Arcos Team


22  de Julho de 2011

1º PASSO PARA A PERDA DE PESO:
DEFINIR UM OBJECTIVO!

Este passo é muito importante para o sucesso do seu programa. Se não tiver um objectivo definido não tem nenhum motivo forte para o seguir e para se manter motivada neste processo.

Como estabelecer um objectivo?

Em primeiro lugar tem de ser realista: não estabeleça objectivos impossíveis de alcançar, pois assim vai desmotivar muito rapidamente e desistir do seu programa de controlo de peso. Saiba que as directrizes para perder peso de forma saudável são 500 gramas por semana, portanto não tente perder 10 kg num mês, pois não é realista nem tão pouco saudável. Estabeleça o objectivo final e depois estabeleça vários objectivos intermédios para ir atingindo ao longo do tempo.

BE SMART !

Quando define um objectivo deve seguir uma regra muito simples: SMART:

S – Specific (Específico): Seja especifico. Quantos quilos/massa gorda exactamente quer perder?

M – Measurable (Mensurável): Tem de saber medir se está no caminho certo ou não.

A – (Achievable) – Atingível: Defina um objectivo que possa atingir.

R – Realistic (Realista):Tem de ser realístico, como referido anteriormente.

T – Time (Limite temporal): Este ponto é muito importante. Saiba em quanto tempo quer atingir o seu objectivo e estabelecer objectivos intermédios igualmente com limite temporal.


Maria João Macias
Vivafit de Paço de Arcos Team

4 de Julho de 2011

8 de Junho de 2011

20 de Maio de 2011


19 de Maio de 2011
EMAGRECER EM 7 MINUTOS...


21 de Abril de 2011
A actividade física é fundamental no nosso dia a dia, uma vez que corresponde a um dispêndio energético diário, o qual necessitamos para podermos manter ou diminuir o nosso peso.
Este dispêndio pode acontecer nas várias actividades do nosso dia a dia tais como andar, correr, subir escadas, etc, ou de forma mais intensa e eficaz, na prática de exercício físico no ginásio através do treino em circuito, BodyVive, BodyBalance e Pilates.

Deste modo eis algumas sugestões para estes 4 dias sem ginásio que aí vêem:

- Caminhadas
É uma actividade ao ar livre, agradável e relaxante, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Permite o desenvolvimento de um exercício saudável, em contacto com  o meio natural. Por exemplo, pode ir à praia a pé e não de carro, fazer um passeio após o almoço para facilitar a digestão ou mesmo deixar de utilizar o carro para fazer pequenas distâncias.

- Bicicleta
Também os passeios de Bicicleta são uma excelente forma de exercício físico. Podem seleccionar trilhos e caminhos espectaculares que vos possibilitarão desfrutar a natureza e gastar calorias ao mesmo tempo. É também uma excelente actividade para fazer em familia ou com amigos :)

Espero que gostem das sugestões.

Cátia Santos
Vivafit Paço de Arcos Team

18 de Abril de 2011


ESTABELEÇA OBJECTIVOS






Escreva os seus objectivos! Parece-lhe absurdo? Vai ver que resulta mesmo.
Você terá de prestar menos atenção às coisas pouco significativas do seu dia-a-dia.
Não faz sentido abdicar de si mesma e da sua saúde.
Pensar em si e no seu bem-estar também é um acto de altruísmo. É assim que garantirá aos seus familiares e amigos a possibilidade de terem sempre quem muito amam com boa saúde e com boa disposição junto deles.


Sempre que estiver prestes a “escorregar” visualize a obtenção do seu objectivo final, ou seja, visualize a imagem de si própria a ter sucesso no futuro. “Veja” você mesma no ponto onde quer chegar e pergunte-se: “O que estou a ver? Como me sinto? Quais são as pessoas à minha volta? O que oiço e sinto ao ver-me assim? Que tipo de roupas estou a vestir? Como está a minha cara? Sorridente?”


Visualizar algo já é um grande caminho na realização dos seus desejos.


Lembre-se: se fizer o que sempre fez provavelmente irá obter sempre o mesmo resultado!


Mudar a forma de pensar é fundamental! Pense primeiro e aja depois!


Para atingirmos realisticamente qualquer objectivo, necessitamos de conhecer uma abordagem eficiente para alcançar o objectivo desejado. Esta técnica é conhecida por SMART!


Specific (específico)
Measurable (mensurável)
Achievabe(viável)
Realistic (realista)
Timed (Planeado)


Agora faça este exercício. Escreva abaixo as 3 coisas mais importantes que gostaria que acontecessem nos próximos 6 meses e que mais mexem com as suas emoções, relativamente à sua imagem corporal. Leve em consideração a abordagem SMART!


Exemplo: “Quem me dera sentir-me mais bem disposta, acordando pela manhã com vigor e vontade de sair da cama, no prazo de 2 meses” (este objectivo é SMART)


Agora escreva os seus 3 objectivos principais, tendo SMART em mente!
1.
2.
3.

Transforme a sua lista de desejos em objectivos específicos, quantificáveis, viáveis e realistas num espaço de tempo possível de os concretizar (6 semanas).


Dos 3 objectivos que determinou acima, acrescente agora os hábitos negativos que a impediam de realizá-los e os hábitos positivos necessários para que venha a concretizá-los.


Exemplo:
Objectivo - “nos próximos 40 dias vou perder 2 Kg”
Antigos Hábitos - “comer apenas 1 ou 2 refeições principais/dia”
Novos Hábitos - “fazer exercício pelo menos 2 vezes/sem.”


1.
2.
3.


Estes 3 objectivos fazem parte da sua meta no final destes 6 meses.


Daqui para a frente irá trabalhar para a sua concretização!


Cátia Santos
Vivafit Paço de Arcos Team


13 de Abril 2011

8 de Abril 2011

6 de Abril 2011

4 de Abril 2011



29 de Março 2011




 
Vivafit Paço de Arcos Team