PILATES




O método Pilates oferece um programa de exercícios que reequilibra o corpo e melhora a postura, acabando com dores e desconfortos no corpo.
Previne lesões e fortalece os músculos, dos mais fracos aos mais profundos, aumentando assim a facilidade com que se move no seu dia-a-dia.

Dos vários benefícios do Pilates, destaca-se o bem estar físico e mental que esta modalidade traz, procurando obter um corpo harmonioso que tenha uma melhor consciência corporal, respiração, postura, flexibilidade e coordenação.

Um corpo equilibrado tem um maior poder de concentração, além de facilitar o relaxamento, melhorando o seu quotidiano.

A técnica de Pilates pode ser aplicada com exercícios realizados no solo e/ou com equipamento.
Todos eles favorecem o trabalho dos músculos estabilizadores ao mesmo tempo que eliminam a tensão excessiva dos músculos, envolvendo uma larga variedade de movimentos


Princípios do Pilates


CONCENTRAÇÃO: 
À medida que realiza cada exercício, habitua-se a sentir mentalmente cada parte do corpo, da cabeça aos pés, independentemente da zona alvo do exercício. 


RESPIRAÇÃO: 
Esta é uma parte importantíssima desta técnica. A respiração é torácica e lateral. Por regra, expira-se sempre na parte mais desafiante do movimento, onde exige maior esforço.



CENTRALIZAÇÃO: 
Ao centro (zona central do corpo, ou tronco) chamamos a "power house" pois ao adquirir o controlo do centro adquirimos o controlo de todo o nosso corpo.
Pilates visa reequilibrar posturalmente o tronco, e torná-lo funcionalmente mais forte. São recuperadas as funções essenciais dos músculos posturais, as quais muitas vezes tinham sido abandonadas devido a actividades sedentárias e má postura.

CONTROLO: 
Deverá utilizar o controlo do seu corpo de forma a retirar o maior numero de benefícios possível de cada exercício. Quanto mais lenta a execução, maiores os benefícios.


PRECISÃO:  
É difícil treinar o corpo para a máxima precisão, mas depois disso acontecer nenhum movimento é impossível, apenas leva mais ou menos tempo a conseguir fazê-lo. Saber que pode contar com o seu corpo, no dia a dia, sem restrições provém da precisão com que o treinar. 

FLUIDEZ: 
Os movimentos não têm início nem fim, como numa roda gigante. Desta forma, o exercício aproveita tanto a fase concêntrica como a fase excêntrica do movimento, conseguindo assim um treino equilibrado e funcional.
 
VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM