quarta-feira, 13 de junho de 2012

FLACIDEZ CUTÂNEA VS FLACIDEZ MUSCULAR



Pele firme e músculos bem definidos: o sonho de todos nós!

A pele progressivamente vai perdendo a elasticidade. A flacidez, um dos mais problemáticos sinais de envelhecimento, pode ser de origem cutânea ou muscular.

FLACIDEZ MUSCULAR

A flacidez muscular acontece quando o músculo, por falta de exercício e pelo envelhecimento, perde tonicidade. Também pode ser causada pelo sedentarismo e por dietas radicais desequilibradas.

Para se ter “corpos lisos”, os músculos têm que apresentar uma quantidade (massa) e tónus (firmeza) correctos. Para promover essa tonicidade utilizamos o nosso circuito de 30’ e as aulas de grupo, nomeadamente, o Body Vive, Pilates e o Body Balance.

A flacidez muscular é um estado de hipotonia muscular onde se observa um aspecto de "amolecimento" dos músculos por diversas causas, como perda de peso repentina, vida sedentária, inactividade física, envelhecimento orgânico.

No envelhecimento fisiológico, observamos perda de massa muscular esquelética de forma progressiva e contínua que vai sendo substituída por tecido adiposo. A perda de massa muscular é menor nas pessoas que mantêm uma actividade constante, como a prática de desportos, caminhadas, ginásios, etc.

A hipotonia muscular que provoca o quadro de flacidez, é resultado da redução da síntese de proteínas observada no envelhecimento orgânico com perda da elasticidade das fibras. Para se combater este quadro, podem ser utilizadas técnicas como estimulação muscular por electroterapia e algum tipo de actividade física, pois tendem a provocar um aumento da massa, e consequente aumento da musculatura trabalhada.

FLACIDEZ CUTÂNEA

Ocorre na maioria das mulheres a partir dos 20 anos, por factores hereditários, alterações hormonais, ou após o emagrecimento rápido e gestação e não se resolve com recurso a actividade física.

A flacidez cutânea é, em grande parte, causada por dietas radicais onde há uma perda de peso repentina, excessiva exposição solar, perda de água, alimentação desequilibrada e um envelhecimento cutâneo com perda de flexibilidade das fibras elásticas. É difícil de tratar, requer persistência e cuidados específicos.

Vários tipos de tratamento:

- SPA Termal

- Radiofrequência

- Massagens Específicas

- Tratamento com Algas, Ligas e Pedras

- Mesoterapia sem dor

- Vibration

- Vacuoterapia

- Pressor

- Hidrolinfa

- Drenagem Linfática Manual

NOTA: O tipo de tratamento a aplicar e o número de sessões, dependem dos níveis de flacidez e área do corpo onde existe essa flacidez.

Vivafit Paço de Arcos Team

Sem comentários:

Enviar um comentário