quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A força do desejo



O desejo é uma força que move o ser para as conquistas, sejam elas pessoais ou aquelas que mudam a história da humanidade. Iluminados pelo desejo percorremos a estrada da vida rumo às conquistas. O desejo é por isso tão poderoso e misterioso que é difícil saber como surge exactamente. Geralmente partimos com um desejo enorme de alcançar algo e pelo caminho surgem obstáculos que enfraquecem a nossa força e motivação, o que é bastante natural que aconteça, todos nós temos fraquezas. O importante é perceber como ultrapassar o obstáculo, identificar quais as estratégias que vou aplicar e não esquecer o desejo inicial que nos moveu para a acção. Tudo pode parecer até agora um pouco abstracto, mas na realidade não é. Ora vejamos, o meu desejo é perder 6kg. Inscrevo-me no ginásio, vou a uma consulta de nutrição e começo a pôr em pratica o meu plano alimentar e plano de treino. Obstáculo 1: Tenho um casamento o próximo fim-de-semana, não vou resistir à comida. E agora? Não vou ao casamento porque não quero comer? Ou vou ao casamento, já sei que não vou resistir, paciência..depois compenso! ERRADO!! Não devo deixar de socializar pelo meu problema com a comida! Se por um lado por vezes o melhor é evitar o obstáculo (por exemplo: uma amiga convida-me para ir lanchar a um café com os bolos irresistíveis. Se eu já sei que será um problema para mim, então vou sugerir ir a um café que sei que não caio em tentações. Ela é minha amiga vai compreender, e assim não evito estar com ela por causa do café que ela sugeriu!), neste caso não será a melhor solução. Decido ir ao casamento. O que vou ter de fazer? Já sei que o meu problema são os doces. Então até posso evitar as entradas, como a sopa e o prato principal nas proporções equilibradas, acompanho com água que não é calórico e no fim vou ter de aprender a controlar os meus apetites. Em frente aos doces, vou pensar no meu desejo inicial de perder 6kg, no que me fez inscrever no ginásio, no “sacrifício” que tenho feito para conseguir cumprir a dieta e treinar e, por fim, vou olhar para a mesa das sobremesas e pensar se verdadeiramente são os doces que desejo ou são os 6kg a menos. Claro que não vou ficar sem comer uma sobremesa, mas posso optar por uma salada de frutas ou uma gelatina, por exemplo, ou mesmo outro doce, desde que seja na proporção devida.
    Poderá não identificar-se com este exemplo, mas lá está, foi apenas um mero exemplo para ilustrar que o nosso desejo, a vontade e o querer têm de se sobrepor aos obstáculos, porque somos fortes, porque acreditamos em nós e porque vamos conseguir!
    Se parar de desejar o seu companheiro, a sua família, os seus amigos, a sua diversão, os seus objectos ou mesmo a sua vida. O que acontece?!

Maria João Macias
Vivafit Paço de Arcos Team

Sem comentários:

Enviar um comentário