quarta-feira, 20 de março de 2013

DORES NAS COSTAS? PROBLEMAS DE COLUNA?


Sendo o aparecimento do homem um acontecimento ainda recente, se comparado com a idade do nosso planeta, não houve tempo suficiente para que a coluna se desenvolvesse de acordo a suportar toda a sua carga de trabalho. Assim, por este motivo, são comuns os problemas na coluna vertebral, que na sua maioria são de origem postural.
A partir do momento em que conhecemos melhor a nossa coluna, dando a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.
A posição BÍPEDE exige um sistema de controlo da estabilidade muito mais complexo, assumindo a coluna vertebral um papel fundamental, não só no equilíbrio, mas também na SUSTENTAÇÃO e MOVIMENTO.

A Coluna Vertebral desempenha cinco funções principais:  
- Suportar o peso da cabeça e do tronco; 
- Proteger a espinal-medula;  
- Permitir aos nervos raquidianos saírem na espinal-medula;
- Proporcionar um local de inserção muscular; 
- Permitir o movimento da cabeça e do tronco.

DEFORMIDADES VERTEBRAIS:
 
Escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não. Os pequenos desvios vertebrais são, na generalidade, bem tolerados, em contrapartida, as deformidades graves podem comprometer profundamente os processos cardiopulmonares.

Cifose é uma flexão excessiva, em geral observada na região torácica, evidenciando uma postura corcunda. As causas mais importantes dessa deformidade são a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Lordose é o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdómen protuberante são factores de risco. 

SABIA QUE…
Com a idade o disco vai sendo comprimido de tal modo que diminui a distância entre vértebras e consequentemente a altura total do indivíduo.
Em algum momento da vida, 60-80% de toda a população mundial irá ter a experiência de um episódio de lombalgia.
As prováveis causas de dores nas costas são o envelhecimento, a degeneração, o desgaste das estruturas da coluna vertebral e o sedentarismo.
A hérnia ou rotura do disco intervertebral resulta da passagem ou rotura parcial/completa do núcleo pulposo através do anel fibroso. A zona lesada do disco pode empurrar a espinal-medula ou nervos raquidianos, comprometendo o funcionamento normal e causando dor.

Exercício Físico:
O exercício apresenta-se como terapia, o que significa um conjunto de movimentos corporais orientados e supervisionados, com o objectivo de prevenir ou reduzir a dor, e ganhar força e flexibilidade. A diferença básica entre exercícios terapêuticos e movimentos diários reside no facto de os primeiros serem realizados de forma controlada e ajustada, o que não acontece no segundo caso. A prescrição de exercícios mais correcta para cada caso que possa surgir, irá depender sempre da forma como o diagnóstico é realizado, bem como do conhecimento que se dispõe acerca dos exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura, a atenuar e a prevenir o aparecimento de perturbações.
Aulas como Pilates, Pilates na Bola e a solução Personal Training surgem-se como as opções mais indicadas, e ao seu dispor para o trabalho nesta área.


“... há um milhão e meio de anos, graças a sombrias histórias de colunas vertebrais cujas curvas se compensam, o homem adquire a verticalidade. Há um milhão e meio de anos, o homem está de pé. Há um milhão e meio de anos, ele eleva os olhos para o céu.”  (Verdet, J.P., 2000)

VIVAFIT PAÇO DE ARCOS TEAM

Sem comentários:

Enviar um comentário